domingo, 23 de dezembro de 2012

Mensagem de Fim de Ano



Desejo aos leitores deste blog um Feliz Natal, e um Ano Novo repleto de paz, saude e alegrias. Até 2013 com mais postagens.

História do Reveilon

OperaSydney-Fuegos2006-342289398.jpg

Fonte: google

O ano-novo é coisa antiga. Desde os calendários babilônicos ( 2.800 a .C.) até o calendário gregoriano, o que chamamos réveillon mudou muitas vezes de data. A primeira comemoração, chamada de “Festival de ano-novo” ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 a .C. Na Babilônia, a festa começava na ocasião da lua nova indicando o equinócio da primavera, época em que o Sol se aproxima da linha do Equador onde os dias e as noites têm a mesma duração. No calendário atual, isto ocorre em meados de março (mais precisamente em 19 de março, data que os espiritualistas comemoram o ano-novo esotérico e os católicos comemoram a festa de São José. Em Belém, no Guamá, se realiza a festa de D. José Rei Floriano, no Terreiro de Mina Dois Irmãos, num paralelismo imbricado de crenças cristãs e africanas.A comunidade judaica tem um calendário próprio e sua festa de ano-novo ou Rosh Hashaná, - "A festa das trombetas" -, dura dois dias do mês Tishrê, que ocorre em meados de setembro ao início de outubro do calendário gregoriano. Para os islâmicos, o ano-novo é celebrado em meados de maio, marcando um novo início. A contagem corresponde ao aniversário da Hégira (em árabe, “emigração”), cujo Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, pois nesta ocasião, o profeta Maomé, deixou a cidade de Meca estabelecendo-se em Medina
As comemorações de Ano Novo variam de cultura a cultura, mas universalmente a entrada do ano é festejada mesmo em diferentes datas. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado em 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. Importante que se diga que no cristianismo, 25 de Março é tipicamente celebrado como o dia da Anunciação desde que ele não caia em um Domingo ou durante as semanas Santa ou da Páscoa. No passado, as festas de ano-novo duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril (atual dia da mentira). Foi o papa Gregório XIII quem instituiu o 1 de Janeiro como o primeiro dia do ano, mas alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição. Só que as pessoas passaram a ridicularizar os conservadores, enviando presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Assim, nasceu o Dia da Mentira, que é uma espécie de falsa comemoração do Ano Novo.

História do Natal

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.


As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.


Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.


A Árvore de Natal e o Presépio


árvore de natal

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.


Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.


Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.


O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.


O Papai Noel : origem e tradição


Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.


Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.


A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.


A roupa do Papai Noel


Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.


Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.


Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países


- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz
 
Fonte: google

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Esportes: Copa 2014: Confira como era o Estádio Castelão e como ele está agora depois da reforma

Pois  é  meus caros leitores, o nosso primeiro estádio em reforma para a copa do mundo já está pronto.
Veja abaixo como era o estadio antigamente  e como ficou a reforma.


Divulgação

Divulgação

Depois



agora é só aguardar a reforma dos outros estadios ficarem prontas para que possamos realizar a melhor copa do mundo em 2014. Fonte google

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pensando em Viajar? Saiba alguns Lugares mais Comuns para fazer uma Viagem


Fonte: google



Chega o fim de ano  e quase todos mundo planeja viajar , com a época de férias das crianças, é um momento para  ficar junto dá família ou ir para um lugar onde possa conhecer pessoas e se divertir , e também conhecer lugares  novos. Aqui no Brasil temos muitos lugares legais para conhecer, lugares lindo com belas paisagens e muitas coisas para fazer. Quando a pessoa é de uma cidade grande como São Paulo, uma cidade grande e agitada, ela quer um pouco de descaço e paz, ir para um lugar tipo campo é a melhor coisa a fazer.
No Brasil tem os mais variados lugares par todos os gostos, praias , campos, lugares históricos entre outros, como exemplo Florianópolis, lá tem muitas festas e uma bela cidade  ou também Fernando de Noronha uma ilha linda, incrível de se visitar, um dos lugares mais visitados por brasileiros e turistas, e compensa é um lugar lindo demais, com aguas transparentes você pode estar fazendo um mergulho, ou apensa nadando nas bela ilha. Uma viagem pelo brasil é um momento de aprender a própria cultura.
Mas não somente no Brasil podemos viajar e sim pelo mundo todo, como Itália, França, Grécia, Estados Unidos. Temos inúmeros lugares França com todo seu glamour da cidade que é considerada a Cidade Luz, você passaria momentos muito agradáveis com belos restaurantes e clubes, o melhor e ir para um lugar que vai marcar sua vida e ter bons momentos, e trazer boas lembranças, como pode ver temos vários lugares no Brasil e fora do Brasil.
Agora é escolher seu destino  e cair na estrada.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Para Relembrar: As Maiores Sagas da História do Cinema

Quem  adora cinema como eu,  já deve ter visto estas sagas inesqueciveis como Star Wars, Indiana Jones, Rock Balboa e outras.Confira abaixo  e relembre as  sagas que marcaram gerações.



Star Wars

As 10 melhores sagas do cinema
Como nasceu?
Quando estreou o (agora) episódio IV, em 1977, George Lucas tinha algo mais para mostrar e já pensava em fazer vários filmes. Por isso, com uma galeria de efeitos especiais nunca vistos e com uma grande mitologia por trás das personagens, Lucas criou um mundo que não pôde ser projetado em apenas uma entrega.

Sinopse:
A primeira trilogia desenvolveu a história do jovem Luke Skywalker, um obscuro camponês de Tatooine que, por casualidade, se vê envolvido em um drama político-galáctico-familiar que tem como inimigo o Império, comandado por Lord Darth Vader e seu mestre, Lord Sidious. A segunda trilogia, iniciada em 1999 com o fatídico Episódio I, funciona como prequela, e narra a tragédia de Anakin Skywalker, um menino escravo do planeta Tatooine que é descoberto pelo mestre Jedi Qui-Gonn Jin, que sustenta que é o Jedi que voltará a trazer equilíbrio para "A Força", mas que, como vemos nos episódios II e III, o amor, o medo e o desespero levam-no ao Lado Negro, onde se converte em Darth Vader.

Cena marcante:
Darth Vader dizendo a Luke que ele é seu pai no "Império Contra-Ataca".

Continuação:
Voltar a ver Star Wars no cinema será bastante difícil, mas George Lucas assegurou que há muitas histórias para contar, por isso desde o ano passado é exibido no Cartoon Network a série animada Clone Wars (que contínua a história do Episódio II) e existe o projeto de fazer um seriado com atores reais, mas ainda não se sabe que parte do universo Star Wars narrará.







Indiana Jones

As 10 melhores sagas do cinema
Como nasceu?
O diretor de Tubarão, Steven Spielberg e o responsável por Star Wars, George Lucas, uniram seus cérebros para criar em 1982 um arqueólogo bastante particular, que pese a seu ilimitado intelecto, não temia manchar os punhos contra a cara de um Nazista, ou um cavaleiro imortal, ou quem se opunha entre ele e sua descoberta: O doutor Indiana Jones.

Sinopse:
Os filmes não guardam uma continuidade obrigatória. Salvo por alguns detalhes, podem até ser considerados obras independentes. Em todas elas, Indy deve lutar contra um inimigo (humano ou sobrenatural) para conseguir ou evitar que consigam algum tesouro com poderes paranormais, para salvar ao mundo e também para conseguir um reconhecimento como arqueólogo. Entre seus inimigos estavam os Nazistas, um sacerdote que tirava o coração de suas vítimas ainda batendo, e à União Soviética em tempos de Guerra Fria.

Cena marcante:
O sacerdote Mola Ram arrancando os corações de suas vítimas ainda com vida no Templo da Perdição.

Continuação:
Para ser honesto, todos nos demos conta que pese a sua boa vontade, Harrison Ford já não tem mais físico para esmurrar nazistas nem comunistas. Lucas e Spielberg também o notaram, por isso não descartam fazer algum novo filme com Shia LaBeouf, o filho de Indiana, como protagonista, e com Indy como mentor, ao estilo de Sean Connery na última cruzada.


James Bond (22 filmes e a série animada James Bond Jr.)


As 10 melhores sagas do cinema
Como nasceu?
O agente 007 é uma criação do escritor inglês Ian Fleeming que, em 1952, publicou a novela Casino Royale. Dez anos depois, Sean Connery levaria ao cinema o agente do MI6 com o filme Dr. No, também baseada em um livro de Fleeming. O papel de Bond foi interpretado por seis atores, mas sem dúvida, Connery e Roger Moore são os mais recordados, tanto por suas atuações como pelos filmes onde personificaram o agente secreto. Atualmente, o ator sob a pele de 007 é Daniel Craig, que despertou o ódio de todos os fanáticos da saga por sua "falta de elegância", até que em 2006 estreou Casino Royale, um filme na qual se mostra um Bond mais humano, e que por sua qualidade, fez com que as críticas se convertessem em elogios.

Sinopse:
James Bond é um agente 00 (categoria que lhe dá licença para matar) do MI6 a serviço da Rainha da Inglaterra. Suas aventuras destacam-se por ter inimigos de estranho humor com extrema vontade de dominar o mundo das mais diversas formas imagináveis. Nos últimos filmes, os vilões foram mais reais e palpáveis, como empresários, traficantes de armas, ditadores e até o próprio MI6. O senhor Bond tem a sorte (ou a desgraça) de que, em todas suas aventuras, há sempre uma bela mulher quase sempre para complicar mais ainda as coisas.

Cena marcante:
Bond sendo capturado e torturado pela primeira vez em sua enorme trajetória em "Um outro dia para morrer".

Continuação:
Sabe-se que Daniel Craig voltará a ser Bond, possivelmente em 2011. Rumores levam a crer que o diretor da próxima parte ( número 23) será o ganhador do Oscar Danny Boyle, mas ainda não se sabe o nome nem o argumento do filme em questão


O Exterminador do Futuro

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Homenagem: Oscar Niemeyer


Fonte: google

o Fcb cultura homenageia hoje um dos maiores personagens da história do Brasil: Oscar Niemeyer.Este fantástico arquiteto projetou varias obras que embelezaram o nosso país e o mundo. Conheça a trejetória deste ilustre personagem  que marcou por gerações a grandiosa história brasileira:

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907 — Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2012) foi o arquiteto brasileiro de nome mais influente na arquitetura moderna. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, e por este motivo teve grande fama nacional e internacional desde a década de 1940.[1]
Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que projetou para a cidade de Brasília, embora possua um grande corpo de trabalho desde sua graduação pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1934.

Filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida,[2] Oscar Niemeyer nasceu no bairro de Laranjeiras, na rua Passos Manuel, que receberia no futuro o nome de seu avô Ribeiro de Almeida, ministro do Supremo Tribunal Federal. Niemeyer foi profundamente marcado pela lisura na vida pública do avô, que como herança os deixou apenas a casa em que morava e cuja regalia era uma missa em casa aos domingos, apesar de ser um ateu convicto.

Niemeyer passa a sua juventude sem preocupações e na boêmia, frequentando o Café Lamas, o clube do Fluminense[8] e a Lapa. Em suas palavras: "parecia que estávamos na vida para nos divertir, que era um passeio."
Em 1928, aos 21 anos, casou-se com Anita Baldo, 18 anos, filha de imigrantes italianos da província de Pádua. A cerimônia de casamento na igreja do bairro atendeu aos desejos da noiva. "Casei por formalidade. Mais católica do que minha esposa é impossível, então não me incomodei em casar dessa forma". O casamento foi no mesmo ano da formatura no ensino médio. O casal teve somente uma filha, Anna Maria Niemeyer, que deu cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos ao arquiteto. Anna Maria faleceu no dia 6 de junho de 2012, aos 82 anos.[9][10]
Viúvo desde 2004, casou em novembro de 2006 com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos.
até 26 de setembro de 2009
 quando foi internado, passando em seguida por duas cirurgias, para retirada da vesícula e de um tumor do cólon, o arquiteto costumava ir todos os dias ao seu escritório em Copacabana, onde trabalhava no projeto Caminho Niemeyer, em Niterói, um conjunto de nove prédios de sua autoria.[11] Até outubro de 2009, Niemeyer permaneceu internado no mesmo hospital, no Rio de Janeiro. Em 25 de abril de 2010, foi novamente internado, apresentando um quadro de infecção urinária. O arquiteto deveria participar do lançamento da edição especial da revista "Nosso Caminho", no dia 27 de abril, em homenagem aos 50 anos de Brasília. A festa foi cancelada.[12]
Poucos dias antes de completar 105 anos de idade, Oscar Niemeyer faleceu no Rio de Janeiro, a 5 de dezembro de 2012, às 21h55', em decorrência de uma infecção respiratória. Ele estava internado desde 2 de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul da cidade.

Formação acadêmica
Casado, Oscar troca a vida boêmia pelo trabalho na tipografia do pai. Resolve retomar os estudos. Em 1929 ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, de onde saiu formado como arquiteto e engenheiro, em 1934.
Brasília

O Palácio do Planalto.
Em 1957, Niemeyer abre um concurso público para o Plano Piloto de Brasília, a nova capital. O projeto vencedor é o apresentado por Lúcio Costa, seu amigo e ex-patrão. Niemeyer, arquiteto escolhido por Juscelino, seria responsável pelos projetos dos edifícios, enquanto Lúcio Costa desenvolveria o plano da cidade.
Brasília foi um grande desafio; a cidade foi construída na velocidade de um mandato, e Niemeyer teve de planejar uma série de edifícios em poucos meses para configurá-la. Entre os de maior destaque estão a residência do Presidente (Palácio da Alvorada), o Edifício do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), a Catedral de Brasília, os prédios dos ministérios, a sede do governo (Palácio do Planalto) além de prédios residenciais e comerciais.
A determinação de Kubitschek foi fundamental para a construção de Brasília, levando para frente sua intenção de desenvolver o centro despovoado do Brasil (a exemplo da marcha do oeste norte-americana): povoar o interior e levar o progresso Brasil adentro.
O projeto de Lúcio Costa, vencedor do concurso, punha em prática os conceitos modernistas de cidade: o automóvel no topo da hierarquia viária, facilitando o deslocamento na cidade, os blocos de edifícios afastados, em pilotis sobre grandes áreas verdes. Brasília possui diretrizes que remetem aos projetos de Le Corbusier na década de 1920 e ainda ao seu projeto para a cidade de Chandigarh, pela escala monumental dos edifícios governamentais. A cidade de Lúcio Costa também possui conceitos semelhantes aos dos estudos de Hilberseimer.
""…quem for a Brasília, pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida. E arquitetura é isso - invenção."
Oscar Niemeyer
Nesta nova cidade projetada, levou-se em conta o ideal socialista, onde todas as moradias pertenceriam ao governo e seriam utilizadas pelos funcionários públicos. Nesta visão, todos os funcionários, fossem serventes ou parlamentares, deveriam habitar os mesmos prédios.
A construção de Brasília foi controversa; os preceitos do urbanismo modernista já sofriam críticas antes mesmo do início de sua construção, devido a sua escala monumental e à prioridade dada ao automóvel. Brasília cresceu de forma não prevista e cidades-satélite surgiram para acomodar a crescente população. Atualmente, apenas uma pequena parcela dos habitantes do Distrito Federal habita na área prevista pelo plano piloto de Lúcio Costa.

Palácio da Alvorada.

Igrejinha da 307/308 Sul

Em maio de 1958 inaugurou-se o primeiro templo de alvenaria em Brasília, a Igrejinha da 307/308 Sul, construída em 100 dias.

Palácio da Alvorada

Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto foi inaugurado no dia da transição da capital, em 21 de abril de 1960. Durante a construção do edifício, a sede do Governo funcionou no Catetinho, um sobrado de madeira, nos arredores de Brasília. É um dos edifícios da Praça dos Três Poderes, sendo os demais o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Marcante por sua arquitetura singular, a Catedral Metropolitana é uma das obras mais expressivas de Brasília. O acesso à nave se dá através de uma passagem subterrânea, intencionalmente escura e mal-iluminada, visando o contraste com o interior que recebe iluminação natural intensa. Foi inaugurada em 1960.

Casa do Cantador

Uma edificação moderna para homenagear a comunidade nordestina que habita o Distrito Federal. Localizada na cidade de Ceilândia, a Casa é a sede do cantador repentista, do poeta cordelista, do coquista embolador e de um sem-número de artistas do improviso e da literatura de cordel, verdadeiros representantes da cultura popular. Inaugurada a 9 de novembro de 1986, a Casa do Cantador tem sido palco de grandes manifestações culturais, a exemplo dos Festivais Nacionais de Cantadores Repentistas e Poetas Cordelistas que acontecem há mais de 22 anos. Nestes eventos a Casa abre suas portas para a arte e a cultura e recebe de bom grado toda a mistura de brasileiros que reside no Distrito Federal.

Edifício do Congresso Nacional

O edifício do Congresso Nacional do Brasil, inaugurado em 1960, localiza-se no centro do Eixo Monumental, a principal avenida de Brasília. À frente há um espelho d'água e um grande gramado e na parte posterior do edifício se encontra a Praça dos Três Poderes. É um dos edifícios mais importantes do Brasil. É composto de duas semiesferas, que abrigam o Câmara dos Deputados e o Senado. Entre as semiesferas há dois blocos de escritórios.


Museu Oscar Niemeyer
Em 22 de novembro de 2002 foi inaugurado o complexo que abriga o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Por sua forma inusitada, o museu é popularmente chamado de Museu do Olho ou Olho do Niemeyer. Abriga diversas exposições ao longo do ano e traz milhares de turistas do Brasil e do exterior. O Museu preza por sua arquitetura moderna, representando originalmente um pinheiro (segundo Niemeyer).

 

 
Museu Oscar Niemeyer, Curitiba. Inaugurado em 2002.

 







terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cultura: 15 Curiosidades Sobre o Haiti


Fonte: google

 1. A República do Haiti é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da Ilha de São Domingos. Sua capital e cidade mais populosa é Porto Príncipe.
2. A ilha tem formato semelhante à cabeça de um caimão, pequeno crocodilo abundante na região, cuja "boca" aberta parece pronta a devorar a pequena ilha de La Gonâve.
3. Após uma revolta de escravos, em 1794, o Haiti tornou-se o primeiro país do mundo a abolir a escravidão. Nesse mesmo ano, a França passou a dominar toda a ilha. Em 1801, o ex-escravo Toussaint Louverture tornou-se governador-geral, mas, logo depois, foi deposto e morto pelos franceses.
4. Em 1815 Simon Bolívar refugiou-se no Haiti, após o fracasso de sua primeira tentativa de luta contra os espanhóis. Recebeu dinheiro, armas e pessoal militar, com a condição de que abolisse a escravidão nas terras que libertasse.
5. Em 12 de janeiro de 2010, um terremoto de proporções catastróficas, com magnitude sísmica 7,0 na escala de Richter, atingiu o país a aproximadamente 22 quilômetros da capital, Porto Príncipe.
6. Em 3 de fevereiro, o Premiê Jean-Max Bellerive afirmou que já passavam de 200 mil o número de óbitos, e o número de desabrigados podia chegar aos três milhões. Diversos países disponibilizaram recursos em dinheiro para amenizar o sofrimento do país mais pobre do continente americano.
7. A miséria corrói o Haiti de ponta a ponta. Os dois milhões de habitantes de Porto Príncipe vivem cercados por lixo. Água potável é artigo de luxo por ali. Quem não pode pagar para tê-la, lava a comida, o corpo e a roupa no esgoto que corre a céu aberto.
8. A cana-de-açúcar é um produto muito fácil de encontrar pelas ruas. É vendida normalmente em carrinhos de mão; descascada, cortada em palitos e embalada em sacos plásticos.
9. Na Capital pode-se encontrar, ou na maioria das vezes ouvir, vendedores anunciando seus produtos que vão desde papel higiênico, bacias, galinhas, peixes a materiais de limpeza além de várias outras coisas de uso pessoal e doméstico.
10. A pintura no Haiti converte-se quase em uma arte de viver, invadindo calçadas, paredes e casas. Por todas as partes são oferecidas pinturas por diversos preços.


11. Também existe uma pintura erudita de grande qualidade. Os jovens pintores modernos surgem no mundo da arte contemporânea, e a pintura haitiana está representada atualmente nos melhores museus dos Estados Unidos e da Europa, e em algumas prestigiosas coleções privadas.
12. A música é a segunda manifestação cultural da ilha e também a que maior influência tem tido fora de suas fronteiras. O merengue é o rítmo tradicional que, vibrante e rápido, faz dançar de forma livre e ao qual é quase impossível resistir.
13. O transporte público é feito pelos famosos tap-taps as pequenas caminhonetes coloridissímas. Estranhos, barulhentos, ao ritmo dos últimos merengues de moda, cobertos de luzes, decorados com legendas cheias de graça ou enigmáticas: "A vida louca", "Minha doce Simone, no fim voltas-te!", "O fruto do meu trabalho", "Os funerais do reis de França", "Do eterno, ao fim!".
14. Os haitianos são super patriotas e não é raro encontrar um morador de Porto Príncipe sacudindo uma bandeira. Eles tem um enorme orgulho de ser uma das primeiras colônias a declarar independência nas Américas e um enorme ressentimento dos anos de ditaduras cruéis que impediram o desenvolvimento do país.
15. O país possui uma rica gastronomía cujos ingredientes principais são a carne de porco, o arroz, os peixes e o marisco. Entre os pratos mais típicos encontram-se o griot, preparado com carne de porco e o labí, feito com lagosta, arroz e yon yon



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Para Relembrar: O Super Nintendo



Fonte: google

Quem não lembra desse clássico video game que conquistou as crianças e os adolescentes na década de 90? Pois é meus  caros leitores, o Super Nintendo era febre entre 1999 e 2000. Mas com a chegada da era Play Station o SNES  acabou perdendo para os excelentes gráficos e maiores jogabilidade do Play.
Conheça um pouco da história desse colosso video-game:


Sendo o sucessor do Nintendo Entertainment System (NES), conhecido no Japão como Famicom (Family Computer), fora batizado com o mesmo nome acrescido de Super (Super NES e Super Famicom (Super Family Computer)).
Fora lançado ao fim de 1990 no Japão, nos EUA em Novembro de 1991 e depois em1992 na Europa.
A versão européia do console (lançado em 1993) é visualmente idêntica ao modelo japonês. O controle também é praticamente idêntico, com botões coloridos. Porém na Europa o sistema de cores do console é PAL, enquanto no Japão é SECAM e EUA é NTSC.
No Brasil, chegou oficialmente apenas no fim de 1993, lançado pela Playtronic (uma joint-venture entre duas empresas, a Gradiente e aEstrela), representante oficial da Nintendo no país na época. Já em versão transcodificada para PAL-M. Inclusive sendo fabricado por muitos anos em Manaus, até a saída da Gradiente do ramo, em 2003.
A Nintendo garantiu seu sucesso no Japão especialmente por manter velhos parceiros, como CapcomKonamiTecmoSquareKoei,Midway e Enix, que mantinham a exclusividade da Nintendo de séries como Mega ManFinal Fantasy e Dragon Quest. Nos Estados Unidos, o Super NES começou cambaleando, mas logo ultrapassou em vendas seu principal concorrente, o Sega Mega Drive, graças a jogos como Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the PastStreet Fighter 2Super MetroidMortal Kombat, e os jogos das séries Final FantasyDragon Quest e Donkey Kong Country.
O Super NES, foi substituido pelo Nintendo 64 no fim de 1996 pela Nintendo.
Atualmente, utilizando emuladores como zSNESSnes9X e uosnes, é possível emular os jogos de Super Nintendo no computador, com desempenho semelhante (Não perfeito e nem superior, porém com algumas vantagens, como Save State) ao console original.
SNES original (EUA)
Super Famicom/SNES europeu/japonês.
SNES 2
SNES (EUA)SNES EUR/JPSNES Model 2 ou SNES "Baby"
Todas as versões do Super SNES são predominantemente cinzas, embora o formato possa diferir. A versão original norte-americana possui dois interruptores roxos e um cavidade pressionável cinza-médio para ejetar cartuchos. As versões européia ejaponesa são mais arredondadas, com botões e teclas rosa-choque. O norte-americano SNES 2 e o japonês Super Famicom Jr. são, ambos, menores e com contorno arredondado. Entretanto, os botões do SNES 2 são roxos enquanto os do Super Famicom Jr. são cinza-escuro.
Todas as versões possuem o encaixe para cartucho na parte superior, embora o formato deles sejam diferentes para se adequar a formatos distintos de cartucho. O conector possui 62,36 encaixes, entretanto muitos cartuchos utilizam apenas os 46 centrais. Todas as versões incorporam também duas portas de sete pinos para controles na parte frontal e uma saída para fonte de alimentação e uma para multi-conexão HDMI da Nintendo na parte traseira. O multi-conector é o mesmo usado mais tarde no Nintendo 64 e no GameCube e pode transmitir sinais RFRGBS-Video e vídeo composto.
Seu formato básico dos controles  incluía um direcional digital, 4 botões em cruz (ABX e Y), 2 botões de ombro (R e L) e 2 botões ao centro (START e SELECT).
Foi o primeiro controle a trazer "botões de ombro" (shoulder buttons) nas bordas, chamados L e R (Left e Right - Esquerda e Direita). Geralmente são usados para movimentar a câmera de jogo, mas também possuem outras funções dependendo do jogo em questão. Todos os consoles seguintes copiaram esses botões.
Havia também uma peculiaridade nos botões em cruz. Os superiores (dado a inclinação da cruz), Y e X, possuíam formato côncavo, enquanto os inferiores convexo. Tal formato tornava a jogabilidade mais prazerosa em jogos como Super Mario World eDonkey Kong, em que o botão superior Y ficava permanentemente pressionado para dar velocidade, e o botão inferior era usado simultaneamente para outras funções.
A versão japonesa/européia do aparelho traz os botões em cruz em quatro cores diferentes: verde, azul, amarelo, vermelho, respectivamente aos botões YXB e A, enquanto na versão norte-americana, os botões côncavos Y e X tinham coloração lilás e os botões convexos B e A azul marinho.


Especificações técnicas
CPUGPU
5A22-02 01.jpgWestern Design CenterCMD/GTE 65C816 customizado(CISC)
Frequência de clock:
1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 MHz (variável)
Lisura:
Barramento:
16 bits
Taxoimagem.pngPPU
Frequência de clock:
16 bits
Lisura:

  • Memória de vídeo (Video RAM): 1 Megabit (128 KB)
  • Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
  • Paleta de cores: 32 768 cores
  • Número máximo de cores na tela: 256
  • Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
  • Número máximo de sprites: 128 sprites
ÁudioMídia
S-SMP 01.jpgSonySPC700
Canais de áudio:
13

NBAJam.jpgCartucho
Capacidade normal:
4Mb+

  • Memória (RAMCache para o processador principal: 1 Megabit (128 KB)
  • Resposta do controle: 16 ms
  • Adaptador: entrada – 120 VAC, 60Hz, 17 Watts
  • Adaptador: saída – 10 VDC, 850ma (NTSC), 9 VAC (PAL)
  • Sistema de cores: NTSC (60Hz): EUA, Japão; PAL (50 Hz): Europa; PAL-M: Brasil;