quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Curuosidades: A História do Carnaval

Esse post é para quem  gosta de carnaval


O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

História do Carnaval
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
 
 Veja  abaixo as ultimas escolas de samba que ganharam os ultimos carnavais no Rio de Janeiro e São Paulo
 
Campeãs Rio de Janeiro:
 
1998 - Mangueira e Beija-Flor
1999 - Imperatriz Leopoldinese
2000 - Imperatriz Leopoldinese
2001 - Imperatriz Leopoldinese
2002 - Mangueira
2003 - Beija-Flor
2004 - Beija Flor
2005 - Beija-Flor
2006 - Unidos de Vila Isabel
2007 - Beija-Flor
2008 - Beija-Flor
2009 - Acadêmicos do Salgueiro
2010 - Unidos da Tijuca
2011 - Beija-Flor
2012 - Unidos da Tijuca
 
  Campeãs São Paulo:
 
1998 - Vai-Vai
1999 - Vai-Vai, Gaviões da Fiel
2000 - Vai-Vai, X-9 Paulistana
2001 - Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde
2002 - Gaviões da Fiel
2003 - Gaviões da Fiel
2004 - Mocidade Alegre
2005 - Império de Casa Verde
2006 - Império de Casa Verde
2007 - Mocidade Alegre
2008 - Vai-Vai
2009 - Mocidade Alegre
2010 - Rosas de Ouro
2011 - Vai-Vai
2012 - Mocidade Alegre
 
 
Fonte: google
 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Esportes: Veja a Nova Camisa da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira está de camisa Nova. Nesta Semana Neymar apresentou ao público a nova camisa canarinho para a Copa das Confederações 2013

Confira abaixo os detalehes desta nova camisa:




AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA

Fonte: google

Utilizando Neymar como modelo, a CBF e a Nike lançaram na manhã desta quinta-feira a nova camisa da seleção brasileira, que será usada na Copa das Confederações, entre 15 e 30 de junho, no Brasil. Em evento na Praia de Copacabana, o presidente da entidade que controla o futebol brasileiro, José Maria Marin, também apresentou o novo coordenador das categorias de base da equipe nacional, Bebeto, e o técnico das categorias sub-20, sub-17 e sub-15, Alexandre Gallo.

O novo modelo da amarelinha tem como principal novidade a gola polo verde. Nas mangas, permaneceram as faixas verdes, semelhantes às do último modelo. O modelo é aquele que chegou a vazar na internet, há algumas semanas. "Estamos conversando com a Nike para já projetarem a sexta estrela e só esperarem o tempo necessário para ganharmos ela, no meio de 2014", brincou o técnico da seleção principal, Luiz Felipe Scolari, presente ao evento.
Neymar, do Santos, apresentou o novo modelo para a imprensa. Ele entrou "disfarçado" na quadra de futebol society montada na praia de Copacabana, em meio a cerca de 100 jovens que, como ele, usavam máscaras retratando o próprio Neymar. O grupo se partiu em dois, o jovem santista ficou no meio, tirou a máscara e revelou o novo uniforme número 1. A camisa 2, azul, será lançada nesta sexta-feira, também em Copacabana.

Essa nova camisa da seleção lembra muito a que foi usada pelo Brasil na Copa do Mundo de 1990. Ela será usada pela primeira vez pelo time nacional no próximo dia 6 de fevereiro, no amistoso contra a Inglaterra, no tradicional Estádio de Wembley, em Londres.

O duelo no qual o Brasil exibirá o seu novo uniforme marcará a reestreia de Felipão no comando do time nacional. Além do treinador, esteve presente ao evento realizado nesta quinta ao lado do coordenador-técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira.

A nova camisa da seleção também traz como novidade o desenho de um canarinho na parte interna da gola, onde a ave tradicionalmente ligada à equipe nacional aparece acima da frase "Nascido para jogar futebol" e abaixo das cinco estrelas que simbolizam o número de títulos mundiais conquistados pelo Brasil.

e ai? curtiram  a nova camisa da nossa seleção? agora e esperar para ver  o desempenho do Brasil no reinicio da era Felipão