terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cultura: 15 Curiosidades Sobre o Haiti


Fonte: google

 1. A República do Haiti é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da Ilha de São Domingos. Sua capital e cidade mais populosa é Porto Príncipe.
2. A ilha tem formato semelhante à cabeça de um caimão, pequeno crocodilo abundante na região, cuja "boca" aberta parece pronta a devorar a pequena ilha de La Gonâve.
3. Após uma revolta de escravos, em 1794, o Haiti tornou-se o primeiro país do mundo a abolir a escravidão. Nesse mesmo ano, a França passou a dominar toda a ilha. Em 1801, o ex-escravo Toussaint Louverture tornou-se governador-geral, mas, logo depois, foi deposto e morto pelos franceses.
4. Em 1815 Simon Bolívar refugiou-se no Haiti, após o fracasso de sua primeira tentativa de luta contra os espanhóis. Recebeu dinheiro, armas e pessoal militar, com a condição de que abolisse a escravidão nas terras que libertasse.
5. Em 12 de janeiro de 2010, um terremoto de proporções catastróficas, com magnitude sísmica 7,0 na escala de Richter, atingiu o país a aproximadamente 22 quilômetros da capital, Porto Príncipe.
6. Em 3 de fevereiro, o Premiê Jean-Max Bellerive afirmou que já passavam de 200 mil o número de óbitos, e o número de desabrigados podia chegar aos três milhões. Diversos países disponibilizaram recursos em dinheiro para amenizar o sofrimento do país mais pobre do continente americano.
7. A miséria corrói o Haiti de ponta a ponta. Os dois milhões de habitantes de Porto Príncipe vivem cercados por lixo. Água potável é artigo de luxo por ali. Quem não pode pagar para tê-la, lava a comida, o corpo e a roupa no esgoto que corre a céu aberto.
8. A cana-de-açúcar é um produto muito fácil de encontrar pelas ruas. É vendida normalmente em carrinhos de mão; descascada, cortada em palitos e embalada em sacos plásticos.
9. Na Capital pode-se encontrar, ou na maioria das vezes ouvir, vendedores anunciando seus produtos que vão desde papel higiênico, bacias, galinhas, peixes a materiais de limpeza além de várias outras coisas de uso pessoal e doméstico.
10. A pintura no Haiti converte-se quase em uma arte de viver, invadindo calçadas, paredes e casas. Por todas as partes são oferecidas pinturas por diversos preços.


11. Também existe uma pintura erudita de grande qualidade. Os jovens pintores modernos surgem no mundo da arte contemporânea, e a pintura haitiana está representada atualmente nos melhores museus dos Estados Unidos e da Europa, e em algumas prestigiosas coleções privadas.
12. A música é a segunda manifestação cultural da ilha e também a que maior influência tem tido fora de suas fronteiras. O merengue é o rítmo tradicional que, vibrante e rápido, faz dançar de forma livre e ao qual é quase impossível resistir.
13. O transporte público é feito pelos famosos tap-taps as pequenas caminhonetes coloridissímas. Estranhos, barulhentos, ao ritmo dos últimos merengues de moda, cobertos de luzes, decorados com legendas cheias de graça ou enigmáticas: "A vida louca", "Minha doce Simone, no fim voltas-te!", "O fruto do meu trabalho", "Os funerais do reis de França", "Do eterno, ao fim!".
14. Os haitianos são super patriotas e não é raro encontrar um morador de Porto Príncipe sacudindo uma bandeira. Eles tem um enorme orgulho de ser uma das primeiras colônias a declarar independência nas Américas e um enorme ressentimento dos anos de ditaduras cruéis que impediram o desenvolvimento do país.
15. O país possui uma rica gastronomía cujos ingredientes principais são a carne de porco, o arroz, os peixes e o marisco. Entre os pratos mais típicos encontram-se o griot, preparado com carne de porco e o labí, feito com lagosta, arroz e yon yon



8 comentários: