segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Para Relembrar: O Super Nintendo



Fonte: google

Quem não lembra desse clássico video game que conquistou as crianças e os adolescentes na década de 90? Pois é meus  caros leitores, o Super Nintendo era febre entre 1999 e 2000. Mas com a chegada da era Play Station o SNES  acabou perdendo para os excelentes gráficos e maiores jogabilidade do Play.
Conheça um pouco da história desse colosso video-game:


Sendo o sucessor do Nintendo Entertainment System (NES), conhecido no Japão como Famicom (Family Computer), fora batizado com o mesmo nome acrescido de Super (Super NES e Super Famicom (Super Family Computer)).
Fora lançado ao fim de 1990 no Japão, nos EUA em Novembro de 1991 e depois em1992 na Europa.
A versão européia do console (lançado em 1993) é visualmente idêntica ao modelo japonês. O controle também é praticamente idêntico, com botões coloridos. Porém na Europa o sistema de cores do console é PAL, enquanto no Japão é SECAM e EUA é NTSC.
No Brasil, chegou oficialmente apenas no fim de 1993, lançado pela Playtronic (uma joint-venture entre duas empresas, a Gradiente e aEstrela), representante oficial da Nintendo no país na época. Já em versão transcodificada para PAL-M. Inclusive sendo fabricado por muitos anos em Manaus, até a saída da Gradiente do ramo, em 2003.
A Nintendo garantiu seu sucesso no Japão especialmente por manter velhos parceiros, como CapcomKonamiTecmoSquareKoei,Midway e Enix, que mantinham a exclusividade da Nintendo de séries como Mega ManFinal Fantasy e Dragon Quest. Nos Estados Unidos, o Super NES começou cambaleando, mas logo ultrapassou em vendas seu principal concorrente, o Sega Mega Drive, graças a jogos como Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the PastStreet Fighter 2Super MetroidMortal Kombat, e os jogos das séries Final FantasyDragon Quest e Donkey Kong Country.
O Super NES, foi substituido pelo Nintendo 64 no fim de 1996 pela Nintendo.
Atualmente, utilizando emuladores como zSNESSnes9X e uosnes, é possível emular os jogos de Super Nintendo no computador, com desempenho semelhante (Não perfeito e nem superior, porém com algumas vantagens, como Save State) ao console original.
SNES original (EUA)
Super Famicom/SNES europeu/japonês.
SNES 2
SNES (EUA)SNES EUR/JPSNES Model 2 ou SNES "Baby"
Todas as versões do Super SNES são predominantemente cinzas, embora o formato possa diferir. A versão original norte-americana possui dois interruptores roxos e um cavidade pressionável cinza-médio para ejetar cartuchos. As versões européia ejaponesa são mais arredondadas, com botões e teclas rosa-choque. O norte-americano SNES 2 e o japonês Super Famicom Jr. são, ambos, menores e com contorno arredondado. Entretanto, os botões do SNES 2 são roxos enquanto os do Super Famicom Jr. são cinza-escuro.
Todas as versões possuem o encaixe para cartucho na parte superior, embora o formato deles sejam diferentes para se adequar a formatos distintos de cartucho. O conector possui 62,36 encaixes, entretanto muitos cartuchos utilizam apenas os 46 centrais. Todas as versões incorporam também duas portas de sete pinos para controles na parte frontal e uma saída para fonte de alimentação e uma para multi-conexão HDMI da Nintendo na parte traseira. O multi-conector é o mesmo usado mais tarde no Nintendo 64 e no GameCube e pode transmitir sinais RFRGBS-Video e vídeo composto.
Seu formato básico dos controles  incluía um direcional digital, 4 botões em cruz (ABX e Y), 2 botões de ombro (R e L) e 2 botões ao centro (START e SELECT).
Foi o primeiro controle a trazer "botões de ombro" (shoulder buttons) nas bordas, chamados L e R (Left e Right - Esquerda e Direita). Geralmente são usados para movimentar a câmera de jogo, mas também possuem outras funções dependendo do jogo em questão. Todos os consoles seguintes copiaram esses botões.
Havia também uma peculiaridade nos botões em cruz. Os superiores (dado a inclinação da cruz), Y e X, possuíam formato côncavo, enquanto os inferiores convexo. Tal formato tornava a jogabilidade mais prazerosa em jogos como Super Mario World eDonkey Kong, em que o botão superior Y ficava permanentemente pressionado para dar velocidade, e o botão inferior era usado simultaneamente para outras funções.
A versão japonesa/européia do aparelho traz os botões em cruz em quatro cores diferentes: verde, azul, amarelo, vermelho, respectivamente aos botões YXB e A, enquanto na versão norte-americana, os botões côncavos Y e X tinham coloração lilás e os botões convexos B e A azul marinho.


Especificações técnicas
CPUGPU
5A22-02 01.jpgWestern Design CenterCMD/GTE 65C816 customizado(CISC)
Frequência de clock:
1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 MHz (variável)
Lisura:
Barramento:
16 bits
Taxoimagem.pngPPU
Frequência de clock:
16 bits
Lisura:

  • Memória de vídeo (Video RAM): 1 Megabit (128 KB)
  • Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
  • Paleta de cores: 32 768 cores
  • Número máximo de cores na tela: 256
  • Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
  • Número máximo de sprites: 128 sprites
ÁudioMídia
S-SMP 01.jpgSonySPC700
Canais de áudio:
13

NBAJam.jpgCartucho
Capacidade normal:
4Mb+

  • Memória (RAMCache para o processador principal: 1 Megabit (128 KB)
  • Resposta do controle: 16 ms
  • Adaptador: entrada – 120 VAC, 60Hz, 17 Watts
  • Adaptador: saída – 10 VDC, 850ma (NTSC), 9 VAC (PAL)
  • Sistema de cores: NTSC (60Hz): EUA, Japão; PAL (50 Hz): Europa; PAL-M: Brasil;


Nenhum comentário:

Postar um comentário