segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Curiosidades: Como Surgiu a Comunicação?


Fonte: google


Os meios de comunicação não são uma invenção moderna ou atual mas sim, resultam de uma necessidade de interagir com o mundo que nos rodeia permitindo-nos trocar ideias, expressar sentimentos, adquirir conhecimentos.
      Os Seres Humanos foram evoluindo a sua forma de comunicação, tendo o Homem desenvolvido inúmeras formas de comunicar, através da sua capacidade cerebral, inúmeras formas de comunicar. Quando alguém está próximo de nós usa a sua voz ou mesmo o corpo para comunicar. Se estiver muito longe escreve-nos um e-mail ou telefona-nos. Existem, também, outras formas de comunicar com os outros, nomeadamente, através de livros, filmes ou programas de televisão ou rádio.
        Há cerca de 20.000 anos atrás, portanto na pré-história, os homens faziam desenhos nas paredes das cavernas. Mais tarde e devido a estudos realizados acerca desta primitiva forma de comunicar, ficou provado que o tipo de pintura utilizado pelos nossos antepassados tinha como principal objectivo retratar aspectos ou situações sobre a sua vida quotidiana e ainda descrever algumas técnicas de caça, para que a informação fosse de certa forma registada com o intuito de ser transmitida ás gerações futuras. As tintas utilizadas eram feitas de carvão, plantas e terra e eram de várias cores. A esse genero de pintura designamo-las de rupestres. Actualmente, existem muitos artistas que pintam paisagens, locais, objetos e retratos e acrescentam pormenores para sabermos mais sobre a pessoa que está a pintar. Há várias áreas na pintura: retratos, grafiti, paisagens; e também nas próprias pinturas: pintura a óleo, cera, grafite, a lápis de cor. O objectivo das pinturas, independentemente do tipo de pintura é tentar expressar os sentimentos do pintor e, desta forma, comunicar com os outros, fazendo com que as mesmas reflitam acerca de um determinado assunto ou ideia.
       Um dos meios de comunicação que veio alterar e acrescentar a forma como comunicamos foi o telefone. Este meio permite a comunicação á distância e hoje em dia é considerado pela grande maioria das pessoas de qualquer faixa etária (uma vez que as crianças cada vez mais cedo têm acesso ao telefone, mais concretamente ao telemóvel) um instrumento indispensável no seu  cotiiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário