quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Esportes: Curiosiodades sobre a rivalidade Brasil x Argentina

Brasil x Argentina
Fonte: google
  • A Argentina foi a primeira seleção que o time brasileiro enfrentou oficialmente. O jogo foi no dia 20 de setembro de 1914, em Buenos Aires, na Argentina. Os donos da casa venceram por 3 a 0.
  • Apenas sete dias depois do primeiro encontro entre as duas seleções, o Brasil decidiu seu primeiro campeonato contra os argentinos. A seleção brasileira levou para casa o título da Copa Roca, depois de vencer por 1 a 0, com gol de Rubens Salles.
  • A rivalidade entre os brasileiros e seus vizinhos argentinos já rendeu muita briga. A primeira aconteceu na decisão do Campeonato Sul-Americano de 1925. O Brasil ganhava por 2 a 0, gols de Friedenreich e Nilo, quando o primeiro se estranhou com o argentino Muttis, dando início a uma confusão. O jogo acabou 2 a 2 e o Brasil ficou com o vice-campeonato.
  • A primeira derrota da seleção brasileira em casa foi no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, no dia 15 de janeiro de 1939. Os argentinos venceram por goleada: 5 a 1.
  • A maior goleada brasileira sobre os hermanos foi pela Copa Roca, em 20 de dezembro de 1945. O jogo terminou 6 a 2.
  • Pelé fez sua estreia com a camisa do Brasil contra a Argentina. Foi no dia 7 de julho de 1967, no Maracanã, Rio de Janeiro. O Brasil perdeu por 2 a 1.
  • Apesar da velha rivalidade, Brasil e Argentina se enfrentaram quatro vezes em Copas do Mundo. Em 1974, o Brasil venceu por 2 a 1. Quatro anos depois, na própria Argentina, as duas seleções empataram em 0 a 0. O jogo ficou conhecido como “A Batalha do Rosário” — por causa da violência das jogadas. Em 1982, o time de Maradona foi derrotado pela equipe de Zico, Sócrates e Falcão por 3 a 1. Eliminado e inconformado, Maradona agrediu o brasileiro Batista e foi expulso. A Copa de 1990 é a que queremos esquecer. Fomos desclassificados justamente pelos argentinos. Depois de uma bela jogada de Maradona, Caniggia fez o 1 a 0 que selou a sorte do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário