Seu território limita-se com Portugal, a oeste; com o Mar Mediterrâneo, a leste e ao sul; e com a França e o oceano Atlântico, ao norte. Geograficamente, o território espanhol se encontra parte no hemisfério norte e parte no hemisfério ocidental.
O país tem como capital a cidade de Madrid. O território do país abrange uma área de 504 782 km², onde está dispersa uma população de aproximadamente 44,9 milhões de habitantes.
A Espanha é regida por um sistema de governo de monarquia, o poder político é dividido em três: poder executivo, poder judicial e poder legislativo.
Mais de 50% da topografia do país é constituída por planaltos, onde a altitude possui em média 600 metros acima do nível do mar.
O clima do país se apresenta de forma variada, sendo identificado do tipo continental (no centro do país), mediterrâneo (no litoral leste e sul) e oceânico (litoral norte).
Na hidrografia, os principais rios são: Tejo, Ebro, Douro, Guadiana, Guadalquivir e Minho.
A Espanha está em quinto lugar entre as principais economias da Europa, apresentando um PIB que supera 1,4 trilhão de dólares.
Sua economia tem como base a exportação de veículos, além de calçados, construção naval, indústria siderúrgica, química e têxtil.
Na agricultura os destaques são para a produção de uvas e laranjas. Os espanhóis são grandes produtores de vinhos e de azeites.
A pesca também é uma atividade econômica difundida, o país possui a maior frota pesqueira do mundo.
O turismo tem sido responsável por grande parte da receita do país.
A constituição espanhola garante a liberdade de culto, sendo assim, as principais religiões praticadas são: catolicismo (predominante), ateísmo, agnosticismo, islamismo, protestantismo, mormonismo e Testemunhas de Jeová.
Além disso, a Espanha é um país que se destaca pelas várias opções turísticas voltadas, principalmente, para a História, Arte e Cultura.
Em função de sua rica história e do bom desenvolvimento sócio-econômico, podemos encontrar em seu território, locais que atendem ao gosto de vários tipos de turistas.
São muitos museus, parques, monumentos históricos, galerias de arte, castelos medievais, arquitetura antiga, etc.

Aqui iremos citar algumas curiosidades desse lindo país.

  • A praia de Postiguet, a mais conhecida de Alicante, está localizada no centro da cidade.
  • O turismo tornou Alicante uma das cidades de maior crescimento da Espanha e seu aeroporto tem conexões para as mais importantes cidades da Europa.
  • Em Barcelona muitas pessoas falam catalão, que é o dialeto da Catalunha. Não se desespere caso você não entenda, é praticamente impossível de entender.
  • Madrid possui uma enorme riqueza cultural, com muitos museus, praças antigas e construções históricas, incluindo a casa do presidente e da família real, por estar localizada literalmente no centro do país.
  • Uma bicicleta é um ótimo meio para conhecer mais lugares, mas tome cuidado, existem muitos roubos de bicicletas.
  • Talamanca é a praia mais indicada para a prática de esportes.
  • Praia D´en Bossa, a praia mais longa de toda ilha.
  • Barcelona tem uma vida noturna agitadíssima, temperada com a tradicional “Marcha”, movimento de jovens que peregrinam de balada em balada e nunca param em um ponto só.
  • Ao contrário do que muitos pensam, Ibiza não é só balada. A cidade também tem uma bela parte cultural para apresentar.
  • Segunda cidade da Espanha e um dos principais pontos do Mediterrâneo, Barcelona, capital da Catalunha, é cosmopolita e moderna.
Fonte: google