terça-feira, 20 de novembro de 2012

Curiosidades: Como Surgiu a Pizza?


Fonte: google




Não, a pizza não é de origem italiana, como a maioria pensa.
Há seis mil anos antes de Cristo, os egípcios desenvolveram a receita de uma massa, resultado da farinha e água, que serviu de base para a "nossa" massa de pizza. A receita egípcia percorreu diversas civilizações ao longo da história. Os gregos, por exemplo, resolveram misturar a farinha de trigo juntamente com o arroz e assar tal mistura em tijolos quentes. Os fenícios tiveram a ideia de adicionar cebolas e carnes por cima desta massa.

Entretanto, não podemos falar em pizza sem ressaltar a contribuição dos italianos.
Os turcos muçulmanos adotaram o costume dos fenícios durante a Idade Média e, devido às cruzadas, a receita da "pizza dos fenícios" chegou à Itália por meio do porto de Nápoles. No começo, as pizzas eram destinadas aos italianos pobres, para acabar com a fome do povo, sendo adicionados à massa apenas alguns azeites e ervas. Além disso, a pizza era comida como um sanduíche.

A pizza redonda surgiu na cidade de Nápoles. Nessa época, já eram adicionados tomate, toucinho, peixes fritos e queijo. A fama da pizza se espalhou pelo mundo inteiro, o que resultou no surgimento da primeira pizzaria da história: Port'Alba, a qual foi ponto de encontro de vários artistas da época, fato que retirou definitivamente o estereótipo de “alimento dos pobres”.

No Brasil, a pizza chegou por meio dos imigrantes italianos, na década de 50.


Nenhum comentário:

Postar um comentário